Efeitos da falta de Sono no Neurodesenvolvimento das Crianças

Um estudo recentemente publicado, veio trazer mais evidências sobre os efeitos da falta de sono no neurodesenvolvimento das crianças. Este estudo tem importância por envolver mais de 8000 crianças de 9-10 anos com seguimento ao longo de 2 anos.

Foram comparados dois grupos de crianças: as que dormem menos de 9h por noite (o mínimo recomendado) e as que dormem mais. Foram encontradas diferenças significativas tanto na estrutura do cérebro (ex: no volume de massa cinzenta, que corresponde ao corpo dos neurónios) como em estudos funcionais de conetividade cerebral. A privação de sono foi associada a depressão, problemas do pensamento e pior inteligência cristalizada (associada às experiências e conhecimentos adquiridos).

A maioria das crianças e adolescentes não têm ainda maturidade para antecipar consequências e tomar boas decisões sobre a hora de deitar, de forma a garantir o tempo de sono necessário. Por outro lado, o tempo de sono é, em geral, pouco valorizado nas culturas latinas do sul da Europa e os horários laborais e estilo de vida atrasam as rotinas do final do dia. É necessário que os pais e educadores tenham um papel ativo para estabelecer rotinas e hábitos saudáveis nas crianças, para que cada uma possa desenvolver o seu máximo potencial.

Partilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on Google+Email this to someone