Treino de Competências Sociais
As competências sociais são funções reguladoras do relacionamento e do comportamento das pessoas.
A maior parte dos sinais, regras e respostas envolvidos na interação social são aprendidas e exercitadas no dia-a-dia. Contudo, algumas crianças e jovens, com diferentes perfis de desenvolvimento, apresentam desafios específicos nesta área, podendo até estar acima da média noutros domínios. Muitas crianças com Perturbação de Défice de Atenção e Hiperactividade (PHDA) ou com Perturbação do Espetro do autismo têm dificuldades a este nível. Outras crianças não têm nenhum diagnóstico mas, ainda assim, enfrentam problemas no relacionamento com os colegas.
A promoção de competências sociais é uma intervenção que visa ajudar pessoas a estabelecer interacções sociais mais assertivas, uma comunicação interpessoal mais satisfatória e, como tal, uma melhor integração com os outros.
O objectivo principal desta intervenção é promover a compreensão e interpretação dos comportamentos verbais e não-verbais envolvidos na interacção social e a sua implementação assenta num programa estruturado de treino de comportamento assertivo, em sessões de grupo, preferencialmente.
A avaliação inicial de diversos domínios das competências da comunicação e da interacção social permite implementar atividades dirigidas ao perfil de cada criança, envolvendo role-playing, instruções, monitorização de acções, modelação, retroacção e reforço de interacções positivas.
Em Portugal, existem ainda poucos recursos de intervenção nesta área. Por esse motivo, na Consulta de Desenvolvimento do Hospital CUF Descobertas estabelecemos este projeto como prioritário, sendo já uma realidade.
Filipe Silva, Cláudia Silva