Pediatria do Desenvolvimento – o que é?

A Pediatria do Desenvolvimento ou Pediatria do Neurodesenvolvimento é um ramo da pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças no sentido de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, de investigar as suas causas e de estabelecer planos de intervenção.

A palavra Neurodesenvolvimento tem ganho maior destaque no nosso país pela relação do desenvolvimento psicomotor com a integridade e o funcionamento do sistema nervoso. O desenvolvimento psicomotor inclui as competências de motricidade global (também designada por motricidade “grosseira” por tradução do inglês), da manipulação, desenho e escrita (motricidade fina), da perceção visual e visuo-espacial, da linguagem (compreensão e expressão verbal, articulação da fala), da comunicação e interação social (relacionamento com os outros), afetos e emoções e regulação do comportamento. Está relacionado com a aprendizagem e o sucesso escolar, incluindo as competências da leitura e escrita, cálculo, entre outras.

O termo Neurodesenvolvimento pretende também distinguir os problemas de desenvolvimento estritamente “somático”, quer dizer, relacionados atrasos no crescimento e baixa estatura. Estes problemas devem ser avaliados e investigados na consultas de Pediatria Geral e de Endocrinologia Pediátrica.

As perturbações do desenvolvimento incluem:
– doenças neuromotoras como a paralisia cerebral;
– as perturbações da comunicação, como os atrasos e perturbações da linguagem;
– as perturbações do espectro do autismo (incluindo o antigo Síndroma de Asperger);

– as perturbações comportamentais como a perturbação de hiperatividade e défice de atenção;
– as perturbações específicas da aprendizagem da leitura e escrita (como a Dislexia);
entre outras.
Algumas estão relacionadas com défices sensoriais como a surdez, com doenças genéticas (como o Síndroma de Down ou Síndroma de X-Frágil), com a grande prematuridade (bebés prematuros) ou com infeções e lesões do sistema nervosos central. Muitas não tem causa identificada.
Em Portugal, os pediatras do desenvolvimento estão associados na Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento, criada em 1987, o objectivo de congregar diversos profissionais implicados no desenvolvimento infantil, numa perspectiva transdisciplinar.
Partilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on Google+Email this to someone

Filipe Glória Silva

Pediatra do Desenvolvimento Developmental Pediatrician

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verificação anti SPAM * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.