Até quando as crianças devem fazer sesta?

Num estudo de referência com mais de 400 crianças verificou-se que com um ano de idade todas as crianças tinham pelo menos uma sesta (período de sono diurno), com 2 anos 87%, com 3 anos 50%, com 4 anos 35%, aos 5 anos 8% e aos 6 anos 5% ainda faziam sesta.
Às vezes parece haver muita pressa em acabar com a sesta aos 4 ou mesmo aos 3 anos, mas isso não é o melhor para todas as crianças, depende dos horários e das necessidades de sono de cada uma.
Então, sesta até que idade?

Se o tempo de sono noturno for suficiente, então a criança estará bem acordada e bem disposta de tarde e não irá adormecer na hora do jantar. Se isso não se verifica ou se existe um período de “hiperatividade” ou de irritabilidade/birras no fim do dia (que melhoram com a sesta), então a sesta é altamente recomendável, mesmo depois dos 4 anos.

É importante lembrar que as necessidades de sono (ver aqui) diminuem com a idade mas não de forma súbita. Quando as crianças deixam de dormir sesta, esse sono deve ser incorporado no sono da noite, o que implica que se deitem mais cedo. Quando não é possível ajustar os horários da família nesse sentido, é melhor manter a sesta.

Referência: Iglowstein et al. Sleep Duration From Infancy to Adolescence: Reference Values and Generational Trends. Pediatrics 2003;111;302-307
Partilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on Google+Email this to someone

Filipe Glória Silva

Pediatra do Desenvolvimento Developmental Pediatrician

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verificação anti SPAM * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.