Regresso às aulas: dormir para aprender e ser feliz

File:BMS classrooms.jpg
No início do ano escolar, é importante não esquecer o sono das crianças. Os horários de férias precisam de pequenos (ou grandes) ajustes de forma permitir um tempo de sono suficiente.
Numa formação recente para pais e educadores, apliquei um pequeno testes e pude confirmar que o aspecto mais desconhecido do sono infantil é o tempo que as crianças de várias idades devem dormir. As oito horas recomendadas para os adultos não são suficientes.
A privação do sono perturba a capacidade de concentração, a memória de trabalho, a criatividade e o pensamento abstrato, refletindo-se na capacidade de aprender e no comportamento. Por isso, há estudos que mostram associação entre mais problemas com o sono e piores resultados na escola.
Dormir bem em 5 passos:
1.       Reveja quantas horas de sono costumam dormir as crianças da idade do seu filho (confirme aqui) e quanto tempo dorme se se deitar cedo e não tiver de ser acordado.
2.       Determine uma hora de deitar que permita um tempo de sono adequado, tendo em conta a hora de levantar. Se for muito diferente da hora actual, é mais fácil fazer acertos progressivos de 15 minutos por dia.
3.       Se esteve a trabalhar fora de casa, é importante que haja algum tempo em família antes desta hora para matar as saudades.
4.       Não se esqueça da rotina de dormir, é uma grande ajuda para as crianças aceitarem a hora de deitar e adormecerem rapidamente. Pode incluir o vestir do pijama, lavar dos dentes, uma história, uma canção, uma oração, as despedidas, entre outras. Deve ser um momento previsível e agradável. A previsibilidade dá segurança perante os medos do escuro e da separação dos pais.
5.       Ensine o seu filho a adormecer sozinho diminuindo a sua ajuda de forma progressiva, é meio caminho andado para que venha a dormir toda a noite.
Não resultou? Não desista! A rotina não se cria de um dia para o outro. Quando somos consistentes nas regras e na rotina os progressos são mais rápidos.
Partilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on Google+Email this to someone

Filipe Glória Silva

Pediatra do Desenvolvimento Developmental Pediatrician

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verificação anti SPAM * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.