CSHQ-PT PDF – versão Portuguesa do Children’s Sleep Habits Questionnaire

Questionário de Hábitos de Sono das Crianças – CSHQ PDF

– Versão Portuguesa do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT)

O Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ) é um questionário preenchido pelos pais que permite avaliar os hábitos e os problemas do sono mais comuns das crianças. Foi desenvolvido inicialmente nos EUA e tem sido utilizado em vários países. O CSHQ inclui um conjunto de 33 questões com cotação (que constituem a “versão curta” do questionário) que permitem calcular a cotação total e cotações de 8 subescalas de problemas do sono. A “versão longa” (o questionário original) inclui outras questões que, embora não entrem na cotação, poderão ser úteis na prática clínica. As versões portuguesas têm um item adicional sobre adormecer a ver televisão que se mostrou muito relevante na população portuguesa.

A versão portuguesa do CSHQ (CSHQ-PT) está já disponível e foi validada para crianças dos 2 aos 10 anos (ref. 1,2).

Este projeto foi iniciado em 2009 com a escolha do CSHQ e a autorização da Prof. Judith Owens para a sua adaptação à cultura Portuguesa. Esta adaptação foi feita de acordo com as recomendações internacionais e a retroversão foi aprovada pela Prof. Owens em 2010. Os primeiros resultados do estudo de validação foram apresentados no 5º Congresso Europaediatrics em Junho de 2011 (ref. 1,2). O CSHQ-PT mostrou propriedades psicométricas semelhantes às versões dos outros países e adequadas para a investigação. O estudo de validação foi depois publicado em artigo (Refª 3) e o questionário foi utilizado para um estudo mais alargado na população portuguesa (Refª 4).

NOVIDADE (nov/2018) – Validação Clínica em crianças com perturbação do sono e perturbação de hiperatividade/défice de atenção (PHDA/TDAH)

O CSHQ-PT foi submetido a validação clínica e voltou a evidenciar propriedades psicométricas adequadas. Este processo confirmou que o ponto de corte da cotação total (IPS ou Índice de Perturbação do Sono) mais adequado para a população portuguesa é 48, valor diferente do ponto de corte do questionário americano (ref. 5, 6). Assim, o rastreio de perturbação do sono deve ser considerado positivo para cotações iguais ou superiores a 48.

É importante notar que a avaliação do IPS não substitui a análise das subescalas e dos itens/sintomas individuais. De facto, o rastreio positivo não constitui um diagnóstico, que requer integração dos resultados com uma avaliação clínica completa.

A todos os pais e crianças que têm colaborado neste estudo, o nosso Muito Obrigado!

Agradecemos também o apoio do Hospital CUF Descobertas.

CSHQ-PT DOWNLOADS:

CSHQ-PT versão completa (PDF)

CSHQ-PT versão abreviada (PDF)

Instruções de cotação

Perguntas frequentes

1. Qual é a utilidade das cotações do questionário?

R: As cotações do questionário são uma medida dos problemas do sono sendo mais elevadas quando os comportamentos problemáticos são mais frequentes. Podem ser calculadas: a cotação total (que reflete todos os problemas) e a cotação das subescalas (que refletem problemas mais específicos).

As cotações podem ser valorizadas comparando com a média, desvio-padrão ou percentis (25-75) de estudos portugueses (Refª 4). Uma opção possível, é utilizar como referência a média+/- 1 desvio-padrão do artigo da Refª4 (Quadro V). É também importante considerar a duração do sono que é reportada pelos pais.

2. Que ponto de corte devo utilizar?

R: O ponto de corte da cotação total pode ser considerado para o rastreio das Perturbações do Sono. No estudo de validação original nos EUA (refª 5) foi definido um ponto de corte de 41 pontos para a cotação total. Contudo, no Estudo dos Hábitos e problemas do sono dos dois aos dez anos (refª 4), com crianças portuguesas, o ponto de corte americano pareceu desadequado. De facto, trata-se de um questionário com uma forte componente comportamental que se relaciona com a cultura de cada região. Assim, o ponto de corte determinado no estudo validação clínica português (48) é o mais indicado para a cultura portuguesa (ref.6).

Filipe Glória Silva

Currículo Linkedin     Email: fs.sono@gmail.com

(1)      Silva FG, Silva CR, Neto AS, Braga LB,. Portuguese Version of the Children’s Sleep Habits Questionnaire: Translation and Cultural Adaptation (abstract). Evidence-Based Child Health: A Cochrane Review Journal 2011 Jul; 6 Suppl 1: S76

(2)      Silva FG, Silva CR, Braga LB, Neto AS. Portuguese Version of the Children’s Sleep Habits Questionnaire: Psychometric Properties (abstract). Evidence-Based Child Health: A Cochrane Review Journal 2011 Jul; 6 Suppl 1: S76-77

(3)      Silva FG, Silva CR, Braga LB, Neto AS. Portuguese Children’s Sleep Habits Questionnaire – validation and cross-cultural comparison. J Pediatr (Rio J). Forthcoming 2014. [Epub ahead of print 2013 Oct 22]

(4) Silva FG, Silva CR, Braga LB, Neto AS. Hábitos e problemas do sono dos dois aos dez anos: estudo populacional. Acta Pediatr Port 2013;44(5):196-202

(5) Owens JA, Spirito A, McGuinn M. The Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ): psychometric properties of a survey instrument for school-aged children. Sleep 2000;23(8):1043-51

(6)  Parreira AF, Martins A, Ribeiro F, Silva FG.  Validação Clínica da versão Portuguesa do Questionário de Hábitos de Sono das Crianças (CSHQ-PT) em crianças com perturbações do sono e PHDA. Acta Medica Portuguesa, In Press.

Questionários do sono pediátricos
Questionário do sono para pediatria
Perturbações do sono das crianças
Distúrbios do sono das crianças
Estudo do sono nas crianças
Sono infantil
Avaliação do sono

Partilhar
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestShare on Google+Email this to someone

Filipe Glória Silva

Pediatra do Desenvolvimento Developmental Pediatrician

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Verificação anti SPAM * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.